A logística de distribuição de medicamentos tem um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde. Para ajudar as organizações de saúde a otimizarem esse processo fundamental, confira 3 dicas valiosas que facilitam esse sistema:
A automação de estoque oferecido pelos dispensários eletrônicos Dankia permite monitorar em tempo real o consumo e saldo de medicamentos e materiais médicos de cada equipamento. As informações de consumo, em tempo real, são importantes para que o farmacêutico identifique as oscilações de consumo e preveja com maior precisão as ações necessárias. Com apoio do sistema Dankia, é possível identificar os medicamentos sem consumo, remanejar os itens entre os equipamentos, a fim de garantir o atendimento seguro aos pacientes.
A automação permite otimizar os níveis de estoque, agilizar processos de reabastecimento e, consequentemente, melhorar a eficiência operacional e reduzir custos na instituição de saúde.
A temática dos sistemas de rastreabilidade de medicamentos é discutida mundialmente, abrangendo tanto sua implementação quanto sua regulamentação. Os esforços visam garantir a segurança dos pacientes e a integridade da cadeia de suprimentos farmacêutica, garantido que os medicamentos comercializados sejam autênticos, seguros e eficazes. A rastreabilidade de medicamentos permite monitorar e localizar a trajetória de um medicamento ao longo de toda a cadeia de suprimento, desde a sua produção até o seu consumo pelo paciente.
Geralmente, esta prática envolve o uso de tecnologias como códigos de barra, QR Codes, em que cada embalagem recebe um identificador único, possibilitando rastear informações, tais como o fabricante, lote de produção, data de validade do medicamento. Esses códigos são bipados no momento da retirada do medicamento do dispensário eletrônico Dankia que registra a retirada, incluindo ainda a informação do profissional que realizou a operação e registra imagens do momento da retirada.
A padronização do processo de distribuição refere-se à implementação de procedimentos operacionais padrão em todas as etapas envolvidas na distribuição de produtos, desde o armazenamento até a administração ao paciente. No setor de saúde é fundamental o envolvimento de uma equipe multidisciplinar para elaboração da padronização conforme regulamentação vigente, a fim de garantir eficiência operacional, minimizar erros, reduzir custos e melhorar a qualidade no atendimento.
Com a capacitação adequada sobre os procedimentos de distribuição de medicamentos e o uso de tecnologias do processo, profissionais bem treinados são essenciais para garantir a segurança do paciente e o nível de excelência da instituição.
Os dispensários eletrônicos da Dankia oferecem uma solução abrangente e eficaz para melhorar a logística de distribuição de medicamentos das organizações de saúde. Com tecnologia de ponta e recursos de automação avançados, nossos sistemas garantem uma gestão eficiente do estoque, rastreabilidade e conformidade regulatória. Otimize sua operação e ofereça um atendimento de saúde de alta qualidade investindo nos dispensários eletrônicos Dankia. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar a sua instituição de saúde a alcançar excelência na distribuição de medicamentos.