A gestão eficiente de recursos em ambientes hospitalares é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes. Nesse contexto, os dispensários eletrônicos surgem como uma ferramenta indispensável, proporcionando praticidade e uma gestão mais precisa e organizada dos medicamentos e insumos.
Thaís Schmidt Gallas, coordenadora de farmácia da Unimed Vale do Sinos, em Novo Hamburgo, RS, aponta a relevância desses dispositivos.
“Pensando no abastecimento dos equipamentos, com os dispensários eletrônicos é possível ter um previsibilidade, ou seja, prever aquilo que nos espera, sem prejudicar a rotina do hospital.”
A previsibilidade oferecida pelos dispensários eletrônicos permite uma rotina bem estruturada. A coordenadora ressalta que “todos os dias, nos mesmo horários, a gente faz o ritual de abastecer os dispensários.” Esse hábito é facilitado pela integração com sistemas de gestão que automatizam o processo de reposição, baseando-se em cadastros de cotas e quantidades mínimas e máximas de estoque.
“A organização e a padronização são essenciais”
Com a automação, é possível estabelecer práticas e processos claros, garantindo que o abastecimento seja feito de forma consistente, independentemente do turno ou da pessoa responsável. Isso não só aumenta a eficiência operacional, mas também reduz imprecisões e desperdícios.
Também, os dispensários eletrônicos Dankia proporcionam agilidade no acesso aos medicamentos, beneficiando não apenas os funcionários, mas também os pacientes.
A coordenadora da Unimed Vale dos Sinos destaca que “a praticidade e a agilidade do acesso aos medicamentos é fundamental para atender prontamente às necessidades dos pacientes, aumentando sua segurança e conforto.”
Em resumo, a implantação dos dispensários eletrônicos Dankia impacta diretamente no cotidiano e na segurança dos funcionários, ao mesmo tempo em que otimiza o atendimento aos pacientes. Essas soluções representam um avanço significativo na gestão hospitalar, proporcionando benefícios tangíveis em termos de eficiência, organização e qualidade de cuidados.