O mês de setembro na saúde é conhecido como Setembro Laranja, em comemoração ao Dia da Segurança do Paciente, 17 de setembro, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A segurança do paciente é um alicerce fundamental em instituições de saúde. O tema da campanha global de 2023 é “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente” e o lema da campanha é “Eleve a voz dos pacientes!”, em reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e acompanhantes desempenham na segurança dos cuidados de saúde. Por isso, aqui você confere cinco fatores que podem melhorar a segurança dos pacientes nas instituições de saúde. Confira!
A comunicação entre membros da equipe de saúde, pacientes e suas famílias é essencial. Isso inclui relatar informações precisas sobre o histórico médico do paciente, medicamentos, alergias e informações importantes. O cuidado centrado no paciente respeita as preferências e necessidades de cada paciente sendo importante para uma comunicação aberta. A OMS sugere que sejam disponibilizados meios para que pacientes, famílias e acompanhantes levantem suas vozes, sem receios, expondo suas preocupações e expectativas. Melhorar a comunicação pode ajudar a evitar erros de medicação e diagnóstico.
Profissionais de saúde devem receber treinamento regular em práticas de segurança do paciente. Isso inclui o treinamento em reconhecimento e prevenção de infecções, manuseio seguro de equipamentos para uma melhor interação com os pacientes e capacitações sobre uso seguro dos medicamentos.
Incentivar os pacientes a participar ativamente de seus cuidados de saúde pode melhorar a segurança. Isso inclui educar os pacientes sobre seus diagnósticos e tratamentos, incentivando-os a fazer perguntas, preocupações e entender a importância do cumprimento das instruções médicas. O envolvimento do paciente no cuidado com os medicamentos que estão prescritos e sendo administrados é uma importante ferramenta para evitar incidentes.
A implementação de sistemas de registro eletrônico de saúde e o uso de tecnologia para ajudar na gestão de informações de pacientes pode melhorar a precisão e a acessibilidade dos dados médicos. Isso reduz a probabilidade de erros de interpretação de informações manuscritas e facilita o acompanhamento do histórico de saúde dos pacientes.
Instituições de saúde devem adotar protocolos de segurança, como a verificação de identidade do paciente, a verificação dos medicamentos antes da administração e a padronização de procedimentos cirúrgicos. Isso ajuda a mitigar erros e aumentar a consistência na prestação de cuidados.
Quando o assunto é “protocolo de segurança e padronização dos processos”, os dispensários eletrônicos Dankia se destacam como a escolha ideal. A implementação de dispensários eletrônicos coloca a ênfase na segurança da cadeia medicamentosa, fortalecendo a segurança do paciente.
Desde o momento do abastecimento até a retirada dos medicamentos e materiais dos dispensários Dankia há um monitoramento por câmeras de cada compartimento aberto e item retirado. Além disso, com o registro de cada código no momento da retirada há a vinculação do lote e validade do medicamento ao paciente atendido, garantindo a rastreabilidade do medicamento.
Nesse contexto, os profissionais também são favorecidos, com a diminuição de atividades burocráticas e redução da carga de tarefas administrativas e redução das distâncias, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do atendimento e permite que a equipe de enfermagem dedique mais tempo ao cuidado direto dos pacientes. Num contexto tão delicado quanto o da saúde, investir em tecnologias como os dispensários eletrônicos Dankia representa um passo decisivo em direção a um futuro mais seguro, eficiente e centrado no bem-estar humano.